Congressos, Seminários e Premiações

Por volta dos anos 2000, percebi que o mundo dos congresso sobre parto normal era um ótimo caminho para influenciar uma mudança cultural. Enquanto aqui no meu cantinho eu ainda não era ninguém, lá fora fui aplaudida em pé quando falei pela primeira vez no Congresso da Midwifery Today em Paris. Ah…como me senti transformada e empoderada!

Enquanto palestrante nacional e internacional pude participar de eventos em praticamente todos os estados brasileiros e em países como: Peru, Argentina, Paraguay, Mexico, Estados Unidos, Reino Unido, França, Bangladesh e Holanda. Fui Key-note speaker representing Brazil in the  ICM – Conference, Glasgow.

 
 
 

Veja alguns artigos científicos

 

De 2002 a 2012 estive a frente na organização de inúmeros eventos. Eram Congressos com apoio das Universidades públicas e privadas, ministério da saúde e organizações da sociedade civil além da ReHuNa (Rede pela Humanização do Parto e Nascimento) e Abenfo (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Rio de Janeiro.

Para organizar nosso primeiro Evento tive parceiros e instituições fundamentais. Na UERJ fui acolhida pelas diretoras da Faculdade de Enfermagem na época  Dra Regina Henriques e Dra Benedita Deus dará que a seu modo deram todo apoio através do departamento materno infantil  para a realização do Evento no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ.  A enfermagem obstétrica capitaneou e celebrou um novo paradigma da assistência: a humanização do parto que ressurgia num cuidado respeitoso e pouco invasivo as mães e bebes. Um cuidado individualizado, no qual a chave é o protagonismo da mulher.

Em 2010 e 2012 realizei em parceria com o Primal Health Research Center cujo Presidente é Michel Odent dois eventos internacionais: a Mid-Atlantic Conference on Birth and Primal Health Research para 1200 participantes na Espanhã e a Mid-Pacific Conference para 830 participantes no  Hawaii . Este evento foi pioneiro nos temas como a importância da flora bacteriana no sistema imunológico, na importância da bacteriologia, em suma na microbiota e toda a sua relação com a forma que nascemos.

O que me movia sempre era a ideia de realizar grandes eventos com inscrições a baixo custo para poder atingir o maior número possível de pessoas. Aquelas ideias precisavam ser divulgadas em larga escala ! Conseguimos adesão de muitas instituições de ensino, saúde, pesquisa. O apoio dos governos municipal , estadual e federal também nos apoiavam e assim  os profissionais que atuavam nas maternidades e postos de saúde tinham acesso as evidencias cientificas que apontavam claramente para a necessidade de mudança no modelo de assistência. Nosso indicies ruins, nossas mulheres insatisfeitas, nossos bebes sendo mal atendidos. As evidencias ajudaram a mudar a forma de assistir e também dar nova cara as maternidades do SUS.

Segundo Gomes (2011) o movimento de revitalização da enfermagem obstétrica impulsionou a criação de novos cursos de especialização na área, tendo em vista uma assistência humanizada. No município do Rio de Janeiro, as enfermeiras passaram a ser treinadas e participaram de congressos e eventos que influenciaram uma nova forma de assistir em enfermagem.  Não importa o cenário, domicilio, casa de parto ou hospital as enfermeiras obstétricas começam a ter uma unidade de pensamento na forma de assistir as mulheres.

Grandes Eventos

I Ecologia do Parto e Nascimento- Rio de Janeiro,  2002

II Ecologia do Parto e Nascimento- Rio de Janeiro, 2004

Conferencia Internacional: La Naturaleza del Nacimiento- Mexico, 2005

+20+5 Congresso Internacional pela Humanização do Parto e Nascimento- Rio de Janeiro 2005

Lançamento da Campanha Internacional pelo parto Normal-Rio de Janeiro,  2009

Mid-Atalntic Conference on Birth and Primal Health Research- Espanha,  2010

Mid-Pacific Conference on Birth and Primal Health Research- Hawaií, 2012

Normal Birth Research Conference- Rio de Janeiro, 2014

 

Conheça também os artigos científicos relacionados: