The Mid-Atlantic Conference on Birth and Primal Health

 

 
2a2973a3-aa43-475f-b146-407831483491.jpg
  • Número total de participantes: 1250

  • Número de Palestrantes: 63

  • Número de Monitores Voluntários: 50

  • Membros da Organização: 26

  • Membros do Comitê Científico: 30

  • Sessões plenárias 11

  • Worshops e mesas redondas: 27

  • Fóruns: 3

  • Participantes oriundos de 35 Países- Espanha, Brasil, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina, Portugal, França, México, Israel, Suíça, Porto Rico, Chile, Alemanha, Suécia, Austrália, Holanda, Polônia, Bélgica, Peru, Japão, Lituânia, Irlanda, Grécia, Canadá, Mônaco, Uruguai, Hungria, Equador, Republica Checa, Armênia, Ken ia, Coréia do Sul, Venezuela.

  • Profissões- enfermeira obstetra, parteira, enfermeira, médicos ginecologistas, obstetra, anestesista, pediatra, professor, auxiliar de enfermagem, tradutor, engenheiro, musico, atriz, dançarina, cientista social, antropólogo, arquiteto, musico terapeuta, arte terapeuta, fisioterapeuta, psicólogo, jornalista, dona de casa, doula, comerciante, ilustrador, escritor, fotografo, economista, animadora cultural, produtor cultural, sociólogo, monitora de aleitamento materno, naturopata, nutricionista, estudantes.





 

A Mid-Atlantic Conference ocorreu na cidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha em 26, 27 e 28 de fevereiro de 2010.

Os pontos comuns entre os 1.250 participantes não foram geográficos ou profissionais. Um ponto comum parece ser um grau de consciência sobre o futuro da humanidade e a importância do período primal no desenvolvimento da capacidade de amar do ser humano. Este era um pensamento uníssono. Estávamos ansiosos em partilhar conhecimentos sobre as conseqüências a logo prazo da maneira como nascemos. especialmente relativo a nossa capacidade de amar.

Em geral nos Congressos conhecemos e somos próximos dos outros palestrantes. No caso da Conferência de Las Palmas, foi o oposto. Por exemplo, o especialista em técnica cirúrgica nunca tinha ouvido falar do especialista em efeitos comportamentais da ocitocina, e nenhum deles tinha ouvido falar do médico coordenador da saúde materna e perinatal na OMS. Na verdade, a ligação entre os principais oradores foi Michel Odent, que possui links com todos eles e que tinha concebido o objetivo desta conferência interdisciplinar. O principal objetivo foi oferecer um panorama dos recentes avanços técnicos e científicos que, sem dúvida, vão influenciar a história do parto. A importância de formular novas questões em um novo tempo. Estabelecer novos parâmetros.

Os palestrantes se declararam felizes por descobrirem um ao outro. Puderam socializar especialmente no restaurante, no café da manhã, na festa oficial à noite, e nos corredores. Encontros inusitados como o diálogo entre um professor britânico de saúde Internacional e uma ativista da Coréia, originalmente uma atriz. É como se fossemos descobrindo diferentes formas de pensar.

Foi nesta atmosfera, que todos os oradores demonstraram uma enorme capacidade de se adaptar a uma situação sem precedentes. Por exemplo, Pr Michael Stark, como o "pai" da nova rápido técnica simplificada de cesárea (comumente chamado de "Misgav-Ladach Method) tinha a tarefa aparentemente difícil de falar de técnicas cirúrgicas para participantes que na sua maioria nunca irá realizar uma cesárea. O Professor de medicina encontrou uma maneira de fascinar todo o público, apresentando a cirurgia como arte. O professor descreve que as mulheres têm diferentes tecidos que devem ser exploradas através de dedos sensíveis antes que a cirurgia tenha inicio. Costumamos falar sobre a arte do partejar. Mas raramente nos referimos ao cirurgião, obstetra como artista. Este lado do profissional ficou esquecido. O encerramento da palestra se deu quando se apresenta enquanto avô. Relata orgulhoso o parto normal de sua filha. Fica ainda mais claro sobre sua filha que deu à luz vaginal. Todos compreenderam que, apesar de termos à nossa disposição uma técnica simples e fácil de cesariana temos bons motivos para reaprender a maneira de se promover ambientes que favoreçam partos naturais..

Em um estilo diferente, Kerstin Uvnas-Moberg, professora de fisiologia do Instituto de prestigio internacional Karolinska, em Estocolmo, também provocou silêncio num público atento no grande auditório para 250 pessoas. Kerstin apresentou o trabalho de sua equipe de pesquisa sobre os efeitos comportamentais da ocitocina. Obstetras em particular, foram ouvi-la e ficaram extasiados com sua apresentação.

Após estas duas apresentações, Michel Odent introduz a necessidade urgente de introduzirmos novos critérios para avaliarmos as práticas de obstetrícia. Se apenas levarmos em conta a curta lista de critérios estabelecidos durante o século XX (mortalidade e morbidade materna e perinatal) será em breve justificado aconselhar que todas as mulheres grávidas tenham seu bebe por cesarianas. Exemplos de novos critérios foram propostos: no contexto científico atual entre eles- a qualidade e a duração da amamentação em relação à forma como a mãe deu à luz, e o estabelecimento da flora intestinal no início da vida extra-uterina.

Michel Odent apresenta o banco de dados do Centro de Pesquisa em Saúde Primal (www.primalhealthresearch.com) como uma ferramenta para treinar-nos a pensar a longo prazo e também uma ferramenta para introduzir a dimensão coletiva. Necessitamos atualmente de grandes números para se detectar tendências e efeitos estatisticamente significativos.

Anthony Costello, professor de Saúde Internacional do Institut of Child Health, em Londres justificou sua reputação de orador notável, ao explicar a possibilidade de influenciar positivamente as estatísticas de natalidade através de uma abordagem com base no conceito de intervenção a partir das mulheres. Um trabalho desenvolvido por sua equipe no Nepal e na Índia.

A necessidade de pensar globalmente foi eloqüentemente dirigida por Mario Merialdi, coordenador para a saúde materna e perinatal na OMS. Mario Merialdi, que estudou na Itália, França e EUA, justificou o seu rótulo de "cidadão do mundo", quando, no último minuto, depois de discutir (em francês), com Michel Odent, ele decidiu fazer a sua apresentação em espanhol ao invés de Inglês.

Sylvie Odent, professora de genética médica do Hospital Universitário de Rennes, na França, explica por que e como a amniocentese deve tornar-se uma intervenção obsoleta. Sylvie nos recorda que este é o único teste de diagnóstico que aceita um risco de óbito fetal de 1/100. Na França em especial, estão sendo desenvolvidas, novas técnicas para detectar células fetais e DNA livre a partir do sangue das gestantes. Os obstáculos para tornar estas técnicas práticas cotidianas não são técnicos: são predominantemente econômicas.

Impossível relatar o conteúdo das 27 sessões simultâneas e dos 154 pôsteres apresentados. “Vamos apenas mencionar a sessão concorrente, que atraiu o maior número de participantes (250) e que possuía como título: Estados emocionais transcendentes durante o parto”. Introduzido por Michel Odent, que explica o subtítulo de seu mais recente livro ("As funções do orgasmo: o auto-estradas para a transcendência"), esta sessão de grande sucesso foi apresentado por Cathy Daub e Elizabeth Davis. 

É difícil expressar com palavras a atmosfera que caracterizou estes três dias. Foi comum a sensação de participar de um evento importante. Havia um otimismo contagiante gradual. Foi neste contexto no clímax do último dia que Michel Odent improvisou uma conclusão, dizendo: "Esta conferência no meio do oceano não deverá ser unica Nós nos encontraremos novamente no Congresso: Mid-Pacífic Conference que irá se realizar em outubro 26 a 28 de outubro de 2012 em Honolulu". Primeiro pensei que ele não estava falando sério. Hoje já estamos avançados no projeto deste evento que irá ocorrer  no prestigioso Hawaii Convention Center em Honolulu, de 26-28 de Outubro de 2012. Inglês, japonês e espanhol serão as línguas oficiais. Já podemos contar com a ajuda de amigos motivados no Havaí e no Japão, em particular. Para ser atualizado, visite regularmente nosso web site: www.wombecology.com.


 
355ac6ae-eac5-443f-8949-3414f2ca4e3a.jpg