Bia Furlaneto, Cláudia Orthof, Maysa Luduvice e Heloisa

Bia Furlaneto, Cláudia Orthof, Maysa Luduvice e Heloisa

Maternidade Alexander Fleming - Rio de Janeiro

Casa de Parto Ceres - Goias

Parto Domiciliar - Rio Bonito

 

O Parto Ecológico

O que é um parto ecológico? O que ecologia tem a ver com nascimento? O que a princípio pode causar estranhamento, é na verdade algo bem simples de ser compreendido.

Acreditamos que o ambiente age como fator facilitador para que as mulheres possam entrar em contato com suas raízes filogenéticas.

Segundo Michel Odent, são essas as raízes que partilhamos com todos os outros mamíferos (1982).

O nascimento não é um evento isolado de um todo. Somos seres humanos, somos mamíferos, somos seres pertencentes de algo maior comum a todos nós: a natureza.

Nossa memória evolutiva está presente em nosso DNA e podemos acessá-la para alcançar uma experiência de parto natural, instintiva cercada de segurança. E ao contrário do que muitos pensam, retornar a ancestralidade no parto é também ir de encontro com as mais novas descobertas da ciência moderna.

Equipe parto ecológico

Em 2004 nasceu a equipe Parto Ecológico com Heloisa, Maysa Luduvice e Claudia Orthof. O nome da equipe teve origem no recente Congresso que realizamos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com objetos de estudo e visão de parto e nascimento de Michel Odent. 

A fisiologia da gestação, parto, amamentação e em especial as necessidades básicas da mulher em trabalho de parto são os pilares do nosso trabalho.

De lá para cá passamos por muitos nascimentos e renascimentos. Enquanto Claudia foi seguir carreira solo a família Parto Ecológico deu frutos e se multiplicou.

Hoje, trabalho numa equipe multidisciplinar, Equipe Parto Ecológico, com 6 obstetras, 1 pediatra e 6 enfermeiras obstétricas. Nos reunimos desde 2008 mensalmente para debatermos sobre as melhores práticas para acompanhar mulheres e bebês em seus nascimentos. Um dos pilares básicos da Equipe é o respeito a fisiologia por um lado e o respeito a autonomia da enfermeira obstétrica em um trabalho coletivo sem hierarquia.

São parte da família as obstetras: Beatriz Dutra, Fernanda Macedo, Fernanda Satty, Júlia Fatorelli, Luiza Amaral, Mariana Vaz; o pediatra: Ricardo Chaves, a psicóloga Fernanda Senna e as enfermeiras obstétricas Heloisa Lessa, Daniele Cornelio, Diana Schineider, Fernanda Galvão, Maysa Luduvice e Sabrina Seibert.

Os dados da ciência são suficientes para afirmar que nosso mundo esta acabado, que os recursos terrestres são findáveis, que a poluição do ar , da água e da terra não deverão passar ultrapassar certos limites e que um crescimento demográfico excepcional está proibido. Os dados da ciência são suficientes para afirmar que a sobrevivência da espécie impõem uma revolução ecológica esta revolução é uma dinâmica de sobrevivência na escala da espécie.

“Todos os mamíferos se isolam na hora do parto. Eles precisam de privacidade. É a mesma coisa com os humanos e devemos estar sempre atentos a esta necessidade básica no que diz respeito ao parto.” – Michel Odent


 

 

Equipe Parto Ecológico

Roda dos Bem Vindos

A Equipe Parto Ecológico realiza mensalmente uma roda de conversa com as famílias sobre temas significativos, sensações e emoções que envolvem a gestação, parto e pós-parto. Estes encontros favorecem o vínculo entre cuidadores, gestantes e suas famílias esclarecem questões relativas a forma de assistência prestada pela equipe.

 

Equipe Parto Ecológico

Encontro Pós Parto com Heloisa Lessa, Fernanda Galvão e Fernanda Senna

Semanalmente acontece também o Encontro Pós Parto com Heloisa Lessa, Fernanda Galvão e Fernanda Senna. Um espaço para trocas, diálogos e partilha de experiências a partir das transformações vividas no puerpério.

Toda quarta as 15h na Casa Colo - Rua Visconde de Caravelas 109, casa 103